E-mail: contato@silviamalamud.com / Tel: +55 11 9 9938-3142 /Av. Angélica, Higienópolis - SP

Capa-Ebook-Mockup-3.png

Baixe agora o Ebook gratuito!

Brainspotting, o que é?

 

O Brainspotting é uma ferramenta profunda e poderosa que abre espaço para processar sintomas  normalmente encontrados fora do alcance da mente consciente.

 

Tem como proposito a identificação de pontos neuropsicológicos no cérebro onde se encontram questões como dores emocionais, fisicas, dissociativas e traumáticas.

 

Por intermedio da utilização de sons bilaterais, acontece uma “conversa” homogenia entre os hemisferios cerebrais promovendo a liberação de conteúdos do cérebro profundo. Durante o processo, com a atenção focada nas questões de alvo, as situações implicadas vão sendo trazidas e processadas de modo surpreendente.

 

É uma ferramenta terapeutica neurobiológica que tem acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central possibilitando transformação física e mental.

 

O Brainspotting abre espaço para a capacidade inata do nosso organismo, de se auto-escanear processando e liberando determinados pontos emocionais de sobrevivencia que foram criados e congelados num tempo em que não tinhamos os mecanismos e as capacidades que temos hoje. 

 

Muitas das questões trabalhadas no Brainspotting são as que costumam funcionar de modo independente da nossa vontade, ativadas por algum movimento externo. Como exemplo simples disso, podemos citar quando racionalmente entendemos que alguns medos podem nos parecer hoje totalmente insanos, mas que ainda ficam ativados porque em algum tempo existiu algo de muito assustador que ficou congelado e que ainda envia a mesma informaçao de terror quando algo, por menor que seja, o ativa. Este ponto esta congelado em algum lugar do cerebro e assim ficará enquanto não for devidamente processado e atualizado em todo o sistema. Isso costuma ocorrer em qualquer situação na qual somos tomados por sentimentos ou atitudes que fogem do nosso controle.

 

A metodologia aponta para um ponto especifico no cérebro  onde esta localizada a carga energética e emocional de um ou mais traumas congelados. A partir deste encontro ocorre a liberação dessa carga em forma de memorias, conteudos emocionais, fisicos e cognitivos.

 

Os pontos cerebrais quando estimulados para a liberação revelam-se por meio de respostas reflexas que vão descondicionando as respostas emocionais e fisiológicas mal-adaptivas condicionadas anteriormente.

 

No geral, o ser humano tem baixa oportunidade para processar e integrar adequadamente qualquer acontecimento que lhe traga sofrimento. Corpo e psique não conseguem evitar de serem afetados quando começam a formar uma especie de reservatório energetico desses conteúdos de dificil digestão. Estresse é um dos sintomas derivativos da contenção da energia não processada. Como resultados provaveis, todo e qualquer tipo de sintoma e doença são passiveis de ocorrer.

 

O Brainspotting, portanto, tem se mostrado como importante instrumento no tratamento de toda e qualquer questão que envolva saúde mental, fisica e outros.

 

Também é bastante eficiente como ferramenta utilizada para ativar recursos de alta performance em jogadores, esportistas e profissionais de qualquer área que necessite excelência de resultados.

 

Brainspotting é um método terapeutico desenvolvido por David Grand, Ph.D. Psicoterapeuta, especialista e palestrante reconhecido internacionalmente no campo do trauma emocional. Autor do livro “EMDR à máxima velocidade: o poder do EMDR”- (Emotional healing at warp speed: The power of EMDR). 

 

Foto: Reprodução